Tendência mundial, o segmento de design-arte cresce anualmente, consagrando grandes nomes e estimulando a formação de novos profissionais e a abertura de escritórios, coletivos, galerias e estúdios.

O Brasil é considerado uma das referências mundiais em design, e há mais de quatro décadas, é reverenciado com peças que, além de suas funções utilitárias, trazem o traço marcante de seus autores e a utilização de materiais diferenciados. Assim é a obra de Giuseppe Scapinelli.

Trendy-Blog-26-05-ArteCultura-ScapinelliMesa de centro Maracanã – 1954

Nasceu em 1891 em Módena, Itália, onde foi professor de arquitetura. Em 1950, já em São Paulo, seus negócios compreendiam a Fábrica de Móveis Giesse, a Fábrica de Tapetes Santa Helena e duas lojas, a Le Rideau e a Margutta, que era também seu ateliê, onde muitos artistas europeus se reuniam.

Nos anos 50, Scapinelli assinou a coluna “Scapinelli responde” na revista Casa & Jardim.

No desenho de seus móveis, manteve as características mais clássicas com linhas delgadas e pés palito. A Casa & Jardim afirmava em artigo sobre o arquiteto: “Scapinelli é um clássico que se lembra de ser moderno ou – se preferem – um moderno que não se esquece de ser clássico”.

Trendy-Blog-26-05-ArteCultura-Scapinelli

Scapinelli é apaixonante, pois como multi artista que foi, utilizou seus conhecimentos de pintor e escultor na concepção de seus móveis. São peças impactantes, de linhas sinuosas, às vezes desconcertantes e futuristas, extremamente bem executadas por um grupo de marceneiros de origem italiana e espanhola com os quais mantinha um relacionamento de camaradagem e parceria.

Trendy-Blog-26-05-ArteCultura-Scapinelli

Trendy-Blog-26-05-ArteCultura-ScapinelliRevisteiro em jacarandá com bandeja removível, feito em 1955 por Giuseppe Scapinelli.

Scapinelli ainda gostava de cerâmica e, para ele, pescar também era uma arte. Talvez por isto tenha construído seu ateliê de cerâmica a beira mar, em Bertioga. Sua forma alegre de viver teve forte reflexo em sua obra como designer e como arquiteto de interiores.

Trendy-Blog-26-05-ArteCultura-Scapinelli

O que singulariza o trabalho de Scapinelli é a extrema atenção aos detalhes, a elegância formal de suas criações em perfeita harmonia com linhas ousadas, com fortes pinceladas de sensualidade e futurismo, formando um blend saboroso e inusitado, tornam suas peças um capítulo a parte no design mobiliário moderno no Brasil.

Trendy-Blog-26-05-ArteCultura-ScapinelliA poltrona Ebanizada Espaldar, estofada com seda vermelha, é uma releitura feita por Scapinelli da tradicional poltrona do papai. Foi feita em 1954.

Trendy-Blog-26-05-ArteCultura-ScapinelliBanquetas desenhadas na década de 1950 pelo arquiteto Giuseppe Scapinelli. As peças exclusivas tem inspiração náutica e foram estruturadas em madeira. Destaque para o apoio de base.

Trendy-Blog-26-05-ArteCultura-Scapinelli

Scapinelli não produziu peças em série. Recebia encomendas e foi muito bem acolhido pela elite italiana quando chegou a São Paulo. Foi indicado pelos Matarazzo a futuros clientes, famílias da alta sociedade no país. Em 1965 se desfez dos negócios de móveis. Faleceu em 1982.

Comments

comments