Graças aos grafiteiros, o mundo está ganhando cada vez mais cores. Um dos responsáveis por isso é o artista Eduardo Kobra, que desde 1987 vem deixando sua marca pelos muros de todo o mundo.

Criado na periferia de São Paulo, Kobra iniciou na vida artística como pichador e chegou até a ser expulso da escola por causa de suas pinturas. Porém, ao passo que foi desenvolvendo diferentes técnicas, o artista deixou o ato transgressor de lado e passou a fazer desenhos que relembrassem cenários históricos, principalmente da capital paulista.

Assim, foi criado o projeto “Muros da memória”, que contou com belíssimas pinturas de Kobra nas paredes das principais vias de São Paulo, como por exemplo a Av. 23 de maio, que ganhou um desenho de 100m2 em homenagem ao aniversário de 455 anos da cidade.

Trendy_Blog_20_11_2015_Perfil_Kobra

A partir desse projeto, o artista ficou conhecido em diversos outros países, como Estados Unidos, Itália, Inglaterra e Rússia, sendo chamado para pintar também no exterior.

Ícones mundiais

Já consolidado como um grande muralista, Kobra veio com a proposta de retratar ícones mundiais. Com um estilo diferente, o artista passou a pintar rostos de famosos utilizando uma técnica conhecida por muitas crianças, que é o uso do quadriculado. E para deixar sua marca, Kobra procura abusar das cores, trazendo mais vida para seus desenhos.
Trendy_Blog_20_11_2015_Perfil_Kobra

Uma das pinturas mais famosas neste formato é o retrato do arquiteto Oscar Niemeyer, em um prédio de 52m de altura, na Av. Paulista. Já o mais recente, é uma pintura de Ayrton Senna em um prédio da Rua da Consolação.

Trendy_Blog_20_11_2015_Perfil_Kobra

 

Reconhecimento internacional

Além de grandes obras por quase toda a Europa, e nos principais centros dos Estados Unidos, umas das mais relevantes artes de Kobra encontra-se no bairro de Wynwood, em Miami.

Trendy_Blog_20_11_2015_Perfil_Kobra

Os ícones escolhidos por Kobra, para serem pintados nos muros do bairro, foram os rappers Tupac Shakur e Notorious Big, e também os artistas Salvador Dalí e Jean-Michael Basquiat, conhecido por ser uma revelação descoberta por Andy Warhol.

O bairro se tornou uma grande atração do país norte americano, por contar com diversas artes a ceu aberto, além de lojas de grifes, bares e restaurantes sofisticados.

Todo segundo sábado de cada mês, o bairro traz músicas, movimentos artísticos ao vivo e Food Trucks de extrema qualidade, em um evento chamado Art & Design Walk.

 

Comments

comments