Luiz Eduardo Índio da Costa não é apenas mais um profissional consagrado e de renome internacional. Com mais de 50 anos de uma premiada carreira, o arquiteto exprime o sentimento que tem pela profissão com uma inspiradora frase do filósofo alemão Arthur Schopenhauer, “ A arquitetura é música congelada”.

Nascido no Rio Grande do Sul, em uma família de políticos e advogados, Índio da Costa teve, desde sua infância, uma veia artística que o diferenciava da tradição e do pensamento de seus familiares. Quando pequeno, já demonstrava gosto por literatura, música, artes plásticas e pintura, tanto que chegou a cogitar a carreira de pintor.
Trendy-Blog-17-12-15-Perfil-IndioDaCosta

 

Já erradicado no Rio de Janeiro, decidiu adentrar no curso de arquitetura, o qual ele mesmo admite que, na época, pouco conhecia sobre o assunto. A decisão mudou sua vida, e transformou o menino com gosto refinado sobre arte em um dos maiores expoentes da linguagem arquitetônica do Brasil.

O estalo da consciência

Mas apesar da vocação artística, o conhecimento e a noção sobre o campo cientifico que molda ambientes e reproduz sonhos em espaços, só começou a tomar real forma a partir da primeira viagem feita para Europa, já como estudante de arquitetura da atual UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Índio da Costa se viu em uma antiga catedral gótica de traços pontiagudos e tom levemente sombrio. No local, conseguiu captar a verdadeira essência da arquitetura, no momento em que percebeu que toda aquela construção magnânima era feita apenas de materiais simples como pedra e vidro.

Trendy-Blog-17-12-15-Perfil-IndioDaCosta

 

A partir deste momento foi em busca de um conhecimento mais amplo da arquitetura. Nessa jornada, acabou trabalhando em um importante escritório de urbanismo da época, Saturino de Brito. Durante o período em que esteve lá, descobriu que o objeto arquitetônico é feito da união entre tempo e espaço e que faz parte de algo maior, o urbanismo.

Desde então, Índio da Costa tem trabalhado em projetos que se tornaram referência de qualidade e do espírito e da essência da arquitetura. Sempre respeitando fator que considera primordial em qualquer uma de suas obras… sua raiz brasileira.
Trendy-Blog-17-12-15-Perfil-IndioDaCosta

Comments

comments